Álcool e os resultados na musculação

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O consumo do álcool está ligado a diversas doenças, como cirrose, gastrite, pancreatite, perda de sensibilidade no corpo, alteração dos reflexos, câncer, doenças cardíacas, deficiência na absorção de vitaminas, problemas na produção de testosterona, entre outros… Mas também está totalmente ligado aos resultados na musculação.

Mas o que acontece com o nosso corpo quando ingerimos bebida alcoólica? 

Beber álcool depois de toda uma semana de dieta é colocar quase tudo a perder. A bebida tem efeito diurético, pois o corpo precisa de mais água para filtrar a bebida no corpo, causando desidratação.

Se você procura ganho de massa muscular, não existe coisa pior que o consumo de bebidas alcoólicas. Pois a alimentação, a qual é o principal fator na hipertrofia, acaba sendo falha. E além disso, toda a alteração metabólica pode ocasionar em acúmulo de gordura.

Um dos problemas que acaba sendo um dos maiores inimigos é a diminuição da capacidade do corpo absorver vitaminas e minerais. Pois enquanto o fígado está trabalhando para eliminar as toxinas do álcool, ele também acaba eliminando também outras vitaminas e minerais que deveriam ser absorvidas. Inclusive as que a maioria ingere em suplementação. Com isso, o corpo acaba eliminando uma grande quantidade necessária de nutrientes pela urina. Ou seja, vai eliminar toda a suplementação da semana e vai sobrar gordura. Por isso a maioria dos atletas ficam debilitados pós fim de semana de bebedeira.

Mas além das vitaminas, o álcool também afeta em outras partes?

Além da má absorção de vitaminas, as quais realmente são importantes para o crescimento muscular, a bebida alcoólica também afeta outras partes, como a parte hormonal, síntese de proteínas e fadiga.

Na parte hormonal, o álcool interfere na função reprodutiva de testosterona, o hormônio que é o principal responsável pela força muscular. A síntese proteica também é afetada, calcula-se para quem bebe regularmente tem perda de 20% da musculatura.

Outra questão importante é a falsa sensação de que sua performance não está sendo prejudicada. A fadiga é um dos sintomas pós bebedeira e pode demorar 48 horas para que o corpo se recupere.

Enquanto seu corpo se recupera por 48 horas, você poderia estar utilizando o melhor dele, treinando. Repense. 

 


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