Alimentos que reduzem a ansiedade, controlam a gula e ajudam a emagrecer

alimentos-que-reduzem-a-ansiedade-controlam-a-gula-e-ajudam-a-emagrecer-blog-vex-suplementos

A ansiedade é o mal do século, além de mexer com as estruturas psicológicas, afeta diretamente na nossa saúde. O ataque de gula e a compulsividade na hora de comer são uns dos sintomas de quem sofre desse mal, e não é nada saudável nos sentirmos assim diariamente. Aí quando bate aquela ansiedade nos atacamos em comidas super calóricas, recheadas de muito açúcar e gordura e tudo vai por água abaixo.

Mas e aí, tem como controlar a ansiedade com alimentos?

Sim. Alguns alimentos contêm aminoácidos e vitaminas que conseguem atuar diretamente diminuindo o estresse e a ansiedade. Eles também aumentam os níveis de serotonina, não só ajudando no bem-estar e no relaxamento, mas ajudando também no sono, na ansiedade e na saciedade. A seguir conheça 10 alimentos que vão lhe auxiliar a reduzir a ansiedade, controlar a gula e ajudar a emagrecer.

  1. Leite e derivados:
    Fonte de triptofano, aumenta a produção de serotonina no organismo. Quando a mãe ou a avó nos ofereciam aquele copinho de leite morno antes de dormir tinha um significado (por mais que talvez elas não soubessem). Proteína do leite é rica em antioxidantes e vitaminas do complexo B, tem efeito relaxante, que acalma e induz ao sono.
  2. Banana:
    Mais um alimento rico em triptofano e potássio, ajuda a garantir o fortalecimento do sistema nervoso.
  3. Espinafre:
    Rico em magnésio, regula os níveis de cortisol. O espinafre também contém ácido fólico, que é uma potente vitamina antidepressiva natural. Além disso, segundo um estudo da Universidade da Califórnia, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. É neste momento que alimentos, como o espinafre, começam a trabalhar para eliminar as substâncias em excesso, “desenferrujando” o cérebro.
  4. Chocolate:
    Sim. Chocolate AMARGO, saudável. Ele reduz o cortisol. Os que contém mais de 70% de cacau, além de serem menos calóricos, são ricos em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina. O mel também contribui para a produção da substância no cérebro.
  5. Mirtilo:
    Rico em antioxidante, ajuda a aliviar a ansiedade.
  6. Abacate:
    Abacate é rico em vitamina B6 e ácido fólico. Ambos melhoram a saúde dos nervos e as células do cérebro, mantendo o funcionamento adequado do sistema nervoso. Boa fonte de potássio,  também vai super bem na salada.
  7. Amêndoas:
    Rica em óleos saudáveis, vitaminas B2 e E, aliviam a ansiedade.
  8. Aveia:
    Com altos níveis de vitaminas do complexo B, magnésio e fibras, também é outro alimento indutor da serotonina.
  9. Aspargos:
    O aspargo é um vegetal rico em ácido fólicos, virando o queridinho das blogueiras fitness. Em apenas uma xícara de aspargos, encontraremos 70% dos valores diários de ácido fólico, o ácido que ajuda a regular o estado de humor, sono e apetite.
  10. Laranja:
    Décima, mas não menos importante, é a nossa querida fonte de vitamina C, que, pra quem não sabe, reduz os níveis de cortisol no organismo.

 


There is no ads to display, Please add some