Como tomar creatina?

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Afinal, o que é a creatina?

A creatina é uma substância produzida pelo nosso corpo, originalmente sintetizada no fígado e no pâncreas, sendo elas Arginina, Glicina e Metionina. A creatina pode ser encontrada em pequenas proporções nas carnes vermelhas e nos peixes, mas é preciso comer 1kg de carne para que se atinja as gramas diárias recomendadas. E pra isso existe o suplemento alimentar, que ajuda a consumir as gramas diárias recomendadas.

Como funciona a creatina?

A creatina aumenta a síntese de ATP, que fornece energia na hora do treino. E também evita que o corpo use outra forma de energia chamada glicólise, quem tem o ácido lático como subproduto, esse ácido é aquele que causa a “queimação” dos músculos na hora do treino. Se  usamos o ATP conseguimos treinar mais intensamente e por mais tempo.

Benefícios da creatina

  • Redução da sensação de fadiga;
  • Melhora na recuperação pós treino;
  • Aumenta a resistência muscular significativamente;
  • Muito mais força;
  • Hidrata as células musculares, promovendo assim crescimento da fibra muscular;
  • Reabastece o ‘combustível’, a energia que o corpo usa, evitando o catabolismo;

Creatina engorda?

Ela retem líquido. A cretina age diretamente na organela mitocondrial, que além de dar energia, também é responsável por fazer o processo de osmose dentro da célula, estabilizando os teores de água dentro da célula muscular.  Entretanto, nesse processo de osmose, ocorre um aumento maior de água dentro da célula, expandindo-a. Daí vem a impressão de que engordou, mas é apenas retenção de líquidos.

Mas algumas pessoas acreditam também que a creatina interfira na diminuição da porcentagem de gordura no corpo, pois ela aumenta o volume dos músculos, não deixando eles com aspecto de tonificados, mas de inchados. Devido a isso, quando se suplementa com creatina, é importantíssimo que o consumo de líquido seja aumentado, afinal o corpo irá guardar mais líquido, podendo faltar para outras áreas.

Como tomar a Creatina? 

A quantidade que deve ser ingerida ao dia é de 5g, no máximo! Como a creatina não tem efeito imediato e sim acumulativo, ela não tem horário certo pra se tomar. Mas alguns estudos afirmam que ingerir carboidratos junto com a creatina melhora a absorção da mesma, já que a liberação de insulina tem um papel importante no transporte da Creatina até as células musculares. Então no pós treino é a melhor opção, juntamente com o Whey Protein ou com Maltodextrina.

Como tomar creatina no pós treino?

Existe a ideia de que precisamos tomar a creatina em conjunto à uma bebida rica em carboidratos simples especialmente após o treino para gerar o famoso pico de insulina e melhorar a absorção do suplemento. O Whey Protein e a Maltodextrina são dois produtos que podem ser usados, mas não necessariamente precisa ser tomada juntamente a eles. O nosso corpo irá absorver de um jeito ou de outro, misture a creatina com o líquido que quiser.

CONSULTE UM NUTRICIONISTA.

 


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