O que é a glutamina?

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Afinal, o que é a glutamina?

A glutamina é um dos aminoácidos mais importantes do nosso corpo, codificado pelo código genético, sendo portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos. O nosso corpo sintetiza a glutamina conforme necessário, mas em alguns momentos é preciso a suplementação…

Benefícios:

  • Para atletas de atividades físicas de alta intensidade e principalmente praticantes de musculação, a Glutamina tem auxiliado muito na recuperação após os treinos, evitando o catabolismo e o overtraining (excesso de treinamento). Um dos motivos pelo qual a glutamina melhora a manutenção da musculatura é o estímulo a secreção do hormônio de crescimento. Quanto maior os níveis do hormônio de crescimento, maior é a construção e o reparo dos tecidos; com isso os cientistas nutricionais testam vários nutrientes para naturalmente estimular os níveis do hormônio de crescimento.
  • A glutamina consegue liberar quantidades extras de hormônios na corrente sanguínea, como a testosterona, por exemplo.
  • A glutamina também possui importante papel na produção de glicose, sendo de vital importância para a produção de energia por parte do organismo.
  • Tem importância na manutenção do pH ajudando a mante-lo adequado, ou seja, dentro da faixa de 7.35 a 7.45.

 

Outras funções da glutamina:

 

Como tomar?

Glutamina no pré treino

A glutamina no pré-treino pode melhorar sua resistência e diminuir a fadiga muscular durante a execução dos exercícios. Isso irá permitir que você consiga fazer mais repetições, e com um nível menor de esforço e cansaço.
Também podem ser responsáveis por um aumento na taxa metabólica nos períodos de descanso e também durante o treino, o que poderia auxiliar na queima de gordura e melhorar a definição muscular. 

Glutamina no pós treino

Como qualquer suplemento, a glutamina é mais importante para o organismo quando seus estoques estão abaixo do necessário. E isso ocorre após o treino, já que o exercício físico quase acaba com os estoques do aminoácido na corrente sanguínea.

Os níveis baixos de glutamina estão associados a um sistema imune enfraquecido, overtraining e catabolismo muscular. Então, tomar a glutamina após o final do treino estimula a recuperação. Também é no pós treino que as células estão mais receptivas à entrada de nutrientes, tanto pela necessidade quanto pelos efeitos da insulina, que estimula a absorção de aminoácidos como a glutamina.

Glutamina antes de dormir

Tomar a glutamina antes de se deitar pode ajudar a aumentar os níveis do hormônio do crescimento (GH), o qual é um dos hormônios mais anabólicos do corpo humano, sendo responsável pelo crescimento dos músculos e pela perda de gordura.

Glutamina ao acordar

O corpo fica em jejum por 6-8 horas enquanto dormimos, acarretando o catabolismo. Para diminuir os efeitos do catabolismo o consumo em jejum pode ser benéfico.

CONSULTE UM NUTRICIONISTA. 

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