Os efeitos comprovados da L-carnitina

L-carnitina

O que é a L-carnitina?

A L-carnitina é um aminoácido e sua função principal é a geração de energia pela célula nas reações transferidoras de ácidos graxos livres. Basicamente, garante que a gordura seja transformada em energia para o organismo, não sendo queimador de gordura e sim, transportador.

 

Efeitos e benefícios

Nosso corpo produz essa substância, mas em pequenas doses, sendo 10% a 25% das necessidades diárias. O consumo de carnes, principalmente as vermelhas, ajuda a aumentar esses níveis. Mas e os vegetarianos? Como ficam? A dieta restrita de L-carnitina pode ser suprida com suplementação, caso contrário, o processo de queima de gordura fica comprometido. Mas que fique bem claro: Nenhum suplemento funciona caso haja sedentarismo e alimentação incorreta.

 

Mas a L-carnitina só ajuda na queima de gordura?

Não, ela também pode ajudar na recuperação muscular, pois aumenta os receptores androgênicos celulares. Ajuda também no aumento do rendimento cardíaco, a contração do miocárdio, resistência do coração nos exercícios físicos e na produção de ATP. Atua ainda nos triglicerídeos, aumentando os níveis de HDL (colesterol bom).

 

Dosagem

Temos várias fontes de L-Carnitina por meio da alimentação: Aspargos, produtos à base de leite, determinados peixes e vegetais, mas principalmente a carne de carneiro. Porém, quando a necessidade dessa substância é alta, entra a suplementação. Mas atenção: O primeiro passo é procurar um nutricionista e descobrir qual a dose certa para o seu organismo.

Segundo a ANVISA, não se deve utilizar mais de 2g diários da L-Carnitina, acima disso ela pode causar náusea, diarreia e até vômito.

Devemos entender que existem necessidades individuais. Consulte um nutricionista e desfrute dos melhores resultados!


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