Treinamento funcional

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Final de semana pós encerramento das Olimpíadas e a consciência pesada por ter comido várias bacias de pipoca enquanto assistia os atletas queimando as calorias? O treinamento funcional vai te ajudar!

O treinamento funcional vem se destacando por ser indicado pra quem quer emagrecer rapidamente, pois a intensidade e a potência dos exercícios realizados são superiores a de um treino de musculação. Ele é um método de trabalho totalmente dinâmico, aconselhado pra quem realmente não gosta de “puxar pesos” na academia. Mescla diferentes capacidades físicas dentro de um só exercício, saindo do foco em um só grupo muscular, indo para todo o corpo, mente e capacidade respiratória. Por ser baseado nos movimentos naturais do ser humano, ele acaba sendo um exercício muito mais atraente pra quem está cansado dos movimentos mecânicos da academia.

Quem pode fazer?

Não há nenhuma contraindicação específica, porém, como todo esporte, cada atleta tem suas limitações particulares. Pessoas que praticaram exercícios ao longo da vida terão mais facilidade por conta da experiência com a complexidade de exercícios. O ideal é que cada aluno seja observado individualmente por um profissional.

Como é feito?

É um método que tem como objetivo principal melhorar a performance do aluno. Por exemplo, um atleta do futebol irá melhorar seu condicionamento físico, sua agilidade, sua capacidade respiratória e seu desempenho. Os exercícios dessa modalidade trabalham a musculatura de forma integral, usando o próprio peso do corpo somado ao equilíbrio. Mas também podem ser usados acessórios, como bola suíça, medicine ball, o mini trampolim, os cones, plataformas de equilíbrio e muito mais…

Quais os benefícios?

Existe a possibilidade de combinar diferentes habilidades focando sempre no objetivo principal de cada uma, além de poder treinar em qualquer lugar, utilizando apenas movimentos básicos do corpo. O treinamento funcional é bastante indicado pra quem quer emagrecer rapidamente, por utilizar bastante grupos musculares, exigindo assim maior gasto calórico. Mas também existem exercícios de alto nível para ganhar força e potência, otimizando assim o ganho de massa muscular, a coordenação motora, o equilíbrio e o condicionamento físico.

Exercícios funcionais intensos e dinâmicos

  • Pular corda é um dos exercícios que mais queima calorias. Aumenta a capacidade cardio respiratória e também trabalha a coordenação motora.
  • Exercícios com bola são ideais para manter a forma física ou ajudar na reabilitação do corpo. Favorece muito o equilíbrio.
  • O exercício de prancha ajuda a fortalecer todo o core.
  • Treino com escada melhora a agilidade, aprimora o controle, coordenação motora e balanço. É de alto gasto calórico.

Procure um profissional de educação física e queime as calorias!

 


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