Vitaminas e seus benefícios

Vitaminas

Vitaminas:

No corpo humano a quantidade de vitaminas ingeridas e absorvidas costuma variar de acordo com a idade, sexo e estado de saúde de cada um. Todos necessitaram de vitaminas no organismo, porém alguns precisam de uma dose a mais. Atletas, gestantes e pessoas com enfermidades são exemplos. Muitos acreditam que é possível fazer a ingestão de vitaminas apenas através da alimentação, o que não é verídico, pois nem todas as vitaminas encontradas nos alimentos são absorvidas pelo nosso organismo.

Vitamina A:

É uma vitamina oxidante do grupo das lipossolúveis, e encontrada na carne animal e em alimentos de origem vegetal aqueles coloridos; vermelho, verde, laranja e amarelo. Benéfica para a saúde, a Vitamina A pode oferecer mais vantagens do que pensamos, segue algumas delas:

  • Melhora a visão diurna e noturna;
  • Estimula o crescimento muscular aumentando a formação do GH;
  • Evita infecções, resguardando a integridade das células.
  • Melhora a saúde da pele;

 

Em quais alimentos encontro vitamina A?

Ovos, agrião, milho, beterraba, cenoura, abobora, cenoura, brócolis, goiaba vermelha, caju, espinafre, tomate, pimentão vermelho, damasco, batata doce, acelga, salsa, escarola, pêssego e outros.

Vitamina B:

As vitaminas B são as principais encarregadas pela manutenção da saúde mental e emocional, ela está entre o grupo das hidrossolúveis. Promovendo grande manutenção no organismo celular. Encontradas em alimentos como: Banana, Ameixa, Avelã e outros.

São divididas entre:

B1:

Também conhecida como Tiamina, é muito mais que benéfica para a saúde, atuando em diversas áreas zelando pela saúde de modo geral no sistema nervoso, metabolismo, doenças relacionadas a adiposidade e ganho de massa magra. A suplementação a base de vitamina B1 é mais indicada por médicos para pacientes que sofre de doenças como diabetes, doenças do fígado, tireoides e inclusive o alcoolismo.

B2:

O trabalho da vitamina B2 no organismo é essencial para o desenvolvimento e para a saúde. Ela é uma grande aliada da saúde dos olhos, sistema nervoso, pelo desenvolvimento e produção de energia. Pode ser encontrada em alimentos como o leite e seus derivados, ovos, verduras e cereais e inclusive em carnes. A suplementação de Riboflavina, como também é chamada esta vitamina, é comum entre atletas, atua em diversas áreas como a metabolização de gorduras, protege a integridade do intestino, e também atua na queima de gorduras.

B3:

Os benefícios da Vitamina B3 reflete de forma significativa na saúde, em especial na saúde de atletas. Ela tem a capacidade de produzir ácido clorídrico que desempenha papel fundamental na digestão de alimentos. A vitamina B3 trabalha também na manutenção dos níveis de colesterol e outros benefícios como o controle de peso, energia e a saúde cardiovascular. A suplementação é comum através do uso de suplementos como o Óleo de Gergelim, Gérmen de trigo, Batata doce e amendoim.

B5:

A vitamina B5 ou Ácido Pantotênico desempenha funções importantíssimas no corpo humano como o a produção de hormônios transportados pelas células até fornecer oxigênio ao sangue. A insuficiência desta vitamina pode causar estresse, depressão e cansaço. Os benefícios são muitos: redução do mau colesterol e triglicerídeos, controle nos sintomas de artrite e reumatoide, desintoxicação e a diminuição de cansaço e fadiga.

B6:

Conhecida como piridoxina, é uma das principais para praticantes de atividades físicas. Desempenha papel importante ao favorecer a respiração das células e ajudar no metabolismo das proteínas e dos aminoácidos responsáveis pelo crescimento dos músculos. Ela pode ser encontrada em diferentes alimentos como por exemplo: aveia, banana, batata, arroz integral, leite, aves, atum e outros.

B7:

Vitamina B7, B8, Vitamina H ou biotina como é conhecida também, desempenha papel importante no metabolismo de proteínas e carboidratos. Tem como função primordial combater o mau colesterol, podendo ser encontrada em frutas como o melão, laranja e em oleaginosas.

E por fim a Vitamina B12 ou Cobalamina, é necessária em parte do metabolismo dos aminoácidos e ácidos nucleicos. Ela, assim como todas as outras, desempenha funções importantes para a saúde, elas são essenciais para a produção de células vermelhas no sangue e colaboram com o melhor desempenho do ferro, criando proteínas que transportam o oxigênio. As fontes de vitamina B12 estão sempre presentes em carnes bovinas, suína, peixes, mariscos e ovos.

Vitamina C:

Muito conhecida como restauradora de pele, a vitamina C, repara também os tecidos. Ela pode nos proteger de efeitos prejudiciais dos diferentes contaminantes existentes no ar, como o tão conhecido gás que os carros expelem.

Ajuda também na imunidade, proporciona resistência dos ossos, melhora a absorção do ferro e evita problemas de visão.

Em quais produtos a vitamina C se encontra?

Laranja, Goiaba, Acerola, Pimentão Vermelho, Kiwi, Brócolis, Morango, Tangerina, Goji Berry.

Confira os produtos que acompanham um apanhado de vitaminas essenciais para a nossa saúde: Vex Suplementos

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